segunda-feira, 13 de junho de 2011

Currículo


Como fazer um currículo de craque.
- Decida qual será seu emprego-alvo ou sua área de atuação.
- A partir dessa escolha, descubra quais são as habilidades necessárias para esse emprego.
- Liste, dentre essas aptidões, aquelas que possui e que o tornariam um bom candidato à vaga.
- Recorde todas as suas realizações profissionais ligadas a essas habilidades. Informar números e dados concretos desses resultados, além de dimensionar seus feitos, transmite credibilidade.
- Faça uma lista também das informações sobre os lugares onde trabalhou, e instituições onde estudou e cursos feitos.

Elaboração

1 - Dados pessoais.

As primeiras informações que devem aparecer em um currículo são os dados pessoais: nome (em destaque), endereço, telefone, e-mail, nacionalidade, idade e estado civil Dicas: certifique-se de que seu endereço, telefone e e-mail estão corretos, pois essas serão as únicas formas de o recrutador entrar em contato com você. Nunca coloque números ou cópias de seus documentos.

2 - Objetivo.

O próximo passo é informar a área ou cargo em que você pretende atuar.

Dicas: se você não souber exatamente qual o cargo a que está concorrendo, prefira indicar a área. Lembre que os títulos das funções e sua carga de responsabilidade variam de acordo com a empresa.

3 - Tamanho.

O tamanho médio de um currículo são duas páginas. Se o profissional for experiente, pode chegar a três; para os jovens, uma é o suficiente. Por isso seja seletivo com as informações. As mais importantes (experiência, resultados obtidos, MBA etc.), que ressaltem seus pontos fortes, devem aparecer primeiro.

Dica: ao adotar essa estratégia, a ordem sugerida nos próximos itens deste quadro pode ser alterada.

4 - Qualificações.

A relação sobre suas habilidades mais desenvolvidas entram nesse item. Indicado para quem já tenha experiência, o esquema chama a atenção do recrutador e oferece a ele um resumo de suas características profissionais.

Dicas: seja breve, não se auto-elogie nem dê preferência a características pessoais e subjetivas, como "ser honesto e trabalhador". Os recrutadores procuram nesse espaço informações (de três a quatro tópicos) como "dez anos de experiência em controle de materiais cirúrgicos, incluindo contato direto com fornecedores".

5 - Histórico profissional.

Cite o nome das empresas onde trabalhou e sempre da mais atual para a mais antiga. Se tiver uma relação de companhias muito grande, selecione as mais recentes, dos últimos quinze anos, por exemplo. Após identificar a empresa, coloque cargos ocupados, tempo de trabalho e atividades realizadas.

Dicas: se a companhia não for conhecida, logo após o nome faça uma apresentação sintética, informando o segmento de mercado em que atua. Nas atribuições, inclua sinteticamente problemas solucionados, ações tomadas e resultados alcançados.

6 - Formação acadêmica.

Mencione nome da instituição, curso e ano de conclusão. A ordem também deve ser cronológica, ou seja, comece pelo mais recente.

Dica: se você tem curso superior completo, não é necessário colocar os dados do ensino médio.

7 - Idiomas.

Informe o idioma e o nível de conhecimento que tem de cada um Dicas: não há necessidade de colocar o nome da instituição onde estudou ou anexar certificados.

8 - Outros cursos.

Cite sua familiaridade com informática, Internet (conhecimento de usuário ou mais aprofundado) e outros cursos extracurriculares, informando o programa, a entidade que o ofereceu e a data.

Dicas: selecione aqueles que tenham alguma relevância para o cargo pretendido e descarte os que foram feitos há muitos anos.

9 - Informações adicionais.

Se você participa de alguma associação ou ONG (Organização Não-Governamental), tem vivência no exterior ou recebeu prêmios profissionais, por exemplo, relacione esses dados nesse espaço.

Dica: seja breve e objetivo.

Arte final.

- O texto do currículo deve ser de fácil compreensão, breve e claro.

- Evite escrever na primeira ou na terceira pessoas, como "estruturei/estruturou o departamento de informática". Prefira "estruturação do departamento de informática".

- Não inclua referências pessoais, pretensão salarial ou textos, mesmo que pequenos, de apresentação. As referências, quando solicitadas, devem seguir em papel separado. A pretensão salarial, quando pedida, pode ser informada na carta de apresentação. Essa carta deve acompanhar o currículo e é o local mais apropriado para textos que demonstrem seu desejo de entrar na empresa.

- Antes de encaminhar o currículo às companhias, verifique se não há nenhum erro ortográfico, gramático ou de digitação. Independentemente do cargo, essa é uma falha pouco perdoada pelos selecionadores.

- Cuide da estética. Letras muito pequenas, muito grandes, cores berrantes, correções feitas à mão, currículos amassados ou sujos podem tirar pontos e excluí-lo do processo seletivo, por transmitir uma imagem de desleixo.

- Por outro lado, não exagere ao tentar ser criativo e diferente. O papel não precisa ser branco, mas as cores devem ser sóbrias, assim como o estilo da letra e do texto.

Carta de apresentação.

- Com texto objetivo e com cerca de três parágrafos, essa carta será a "capa" de seu currículo.

- Seu texto deve conter informações resumidas sobre como sua experiência profissional poderá agregar valor à empresa.

- Se estiver encaminhando o currículo espontaneamente, e não respondendo a um anúncio, explique o motivo.

- Faça uma pesquisa prévia sobre essa companhia e demonstre que você a conhece e sabe onde poderia ser útil, citando suas maiores qualificações.

- Encerre colocando-se à disposição para contatos posteriores.

Dicas: o texto não deve transparecer arrogância ou humildade exageradas. Seja objetivo. A carta também deve ter boa aparência e não deve apresentar erros de português. É ela que vai ser assinada e datada, não o currículo.

Fonte: "Como Fazer um Excelente Currículo", Yana Parker (ed. Sextante) e consultores.

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